terça-feira, 28 de maio de 2013

Graça e perdão, por que não?


 "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus." Romanos 3:24

"e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;"  Colossenses 2:14




 Você já deveu dinheiro a alguém? Ou um favor? Ou algo muito valioso? Então você conhece aquela sensação incômoda que se sente ao se aproximar dessa pessoa! É esquisito, não é?

Alguém que é seu amigo de verdade, mas que por uma razão circunstancial, no caso sua dívida pessoal com ela, provoca em você uma compulsão pelo distanciamento. Sempre que você a vê, ou ouvir falar nela, brota esta sensação esquisita que tanto nos angustia. Até que possamos saldar a dívida estaremos divididos em dois mundos: o desejo de se relacionar com a pessoa de quem você tanto gosta; e a sensação de que algo muito errado aconteceu entre vocês, e portanto, o relacionamento de outrora já não é mais o mesmo.

Ficamos com a certeza de que nosso o amigo ou amiga está sempre pensando em o quanto lhe devemos. Como humanos que somos, essa é uma certeza plausível e não temos como  raciocinar de outra forma. Não somos tão livre assim!

Tudo se baseia na convicção da dívida, na certeza dos impedimentos que ela traz, e na nossa incapacidade de crer que podemos ser a aceitos plenamente sem que a dívida seja por nós quitada.

Agora pense em Deus e nestes três pontos básicos da nossa estrutura mental (almática).

A certeza da dívida é algo que nos fustiga diuturnamente, sejamos ou não ligados à alguma convicção religiosa("religare"). Sublimamos, racionalizamos, jogamos para baixo do no nosso tapete psíquico, e cometemos o auto-engano de desacreditar até mesmo que ela exista; mas não tem jeito! Uma hora qualquer sempre temos que encará-la.

Como então nossa dívida é impagável, vem a desconforto em relação àquele que por tantas vezes dizemos em palavras ser o nosso melhor amigo. Tanto que nas horas, cada vez mais minutos, a sós com Ele, se instala um silêncio sepulcral, ou uma verborragia virtual da nossa parte, que apenas preenche os momentos dessa relação.

 Ficamos sempre com aquela sensação de que temos de algum modo que contribuir com nossos esforços para, se não pagar tudo, pelo menos possamos compensar um pouco nossa dívida impagável. Proliferam então os mecanismos de auto-engano, que nos levam às tentativas de burlar a dívida; às  esquisitices performáticas e ritualísticas compensatórias; aos aprisionamentos xamânicos da "religare"; até à auto-comiseração e ao adoecimento permanente da alma.

Não cremos que somos aceitos por Deus assim como somos. Não cremos no perdão unilateral. Fomos ao longo da vida construindo nossas relações baseadas em um sistema de escambo. E ninguém nos convence que Deus, pelo menos nesse aspecto, não seja tão humano como nós mesmos. Deus tem que pensar de acordo com nossas categorias humanas!

Aqui está onde a Graça e o Perdão falham!!!

Não aceitamos algo assim tão gratuitamente. Deve ser alguma pegadinha cósmica! Essa história de morte na cruz não tem lógica alguma. A dívida é nossa, nós temos que pagá-la de algum jeito. Se o próprio "Criador" a pagar por nós, nossa dívida só crescerá. Não. Essa lógica não satisfaz o meu senso de justiça!
De algum modo, mesmo os que cremos, continuamos a buscar uma maneira de satisfazer a nossa justiça-própria.

É justamente quando chegamos aqui que estaremos decaindo da Graça.


Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Este trabalho de Moacir Santos, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.